RELATÓRIO

RELATÓRIO PORTO CRIATIVO - APRESENTAÇÃO























RELATÓRIO PORTO CRIATIVO - DOSSIER






Relatório Seminário Porto Criativo



28-03-2011



TOE3








Índice



______________________________________________________


SUMÁRIO


Realizado na Universidade Portucalense, no dia 16 de Março de 2011.

Evento realizado pela turma de Técnico de Organização de Eventos Acção 003, do Centro de Formação Profissional do Sector Terciário do Porto, no âmbito de uma actividade integradora, que decidiu fazer um Seminário, com o intuito de vender a marca Porto em toda a sua transversalidade. Para isso pretendeu-se discutir segmentos e formas de intervir nesta cidade unificando estruturas, especializações humanas e modelos nos diversos âmbitos que em fusão de ideias poderiam vir ser bastante pertinentes, elevando a cidade e divulgando-a o melhor possível.


INTRODUÇÃO


É fundamental avaliar um evento nos mais diversos parâmetros com o intuito de percepcionar em todos os sectores os mais variados pontos fortes e positivos e os menos bons ou negativos para nos podermos antecipar num futuro próximo, no sentido de correcção, tentando um melhor aperfeiçoamento de trabalho visando para a excelência.

De encontro á proposta que tivemos de avaliar todo o desenrolar deste Seminário, iremos contemplar múltiplas situações desta nossa perspectiva de estrutura síncrona e assíncrona, para dar lugar a uma visibilidade o mais qualitativa possível no futuro.

De acordo com os Planos Operacionais, foram distribuídas várias tarefas pela turma, algumas delas não foram executadas nas datas programadas em virtude de termos começado a trabalhar nesta segunda actividade integradora muito tarde, devido a nossa primeira actividade integradora, a feira “Contacta – Contrata” ter sido cancelada por não conseguirmos parcerias suficientes para o efeito.
Tivemos que fazer muito em pouco tempo, o que gerou alguma pressão.

 

DESENVOLVIMENTO


Alterações


  • Atraso na entrega das pastas
  • Confirmação dos arranjos florais
  • Elaboração questionário de avaliação,
  • O envio do primeiro e único Press Release aconteceu somente dia 11 de Março


O comité de animação não conseguiu as parcerias pretendidas e previstas em dossier, devido ao pouco tempo para agilizar os contactos e a limitações financeiras para fazer os seguros necessários a algumas peças.

Houve alterações do layout das actividades de acordo com as necessidades reais do evento no local.

No que diz respeito ao programa os oradores inicialmente previstos tiveram algumas alterações, mais uma vez condicionados pelo curto espaço de tempo para efectuar contactos, e apesar de se ter previsto várias opções para cada tema, o segundo painel ficou com apenas 3 oradores, no entanto a qualidade das apresentações supriram qualquer ausência e despertou um acesso debate e troca de ideais, levando a plateia ao papel de pensadores, enriquecendo o debate e garantindo o sucesso da qualidade do nosso evento.

A logística com as alterações e percalços típicos de um evento, decorreu de forma a garantir a qualidade do serviço, destacando-se pela simpatia de todos os elementos da organização e uma excelente postura profissional.

O cattering destacou-se pela excelência do serviço prestado pelos grupos de formação dos Cursos de Serviço de Mesa EFA B3 e Curso de Técnico de Mesa/Bar.

O secretariado teve o apoio do grupo de Técnicos Administrativos Acção 029, garantindo assim uma cooperação inter-cursos, que destacou esta actividade integradora como única até a data, no CFP-STP, e que demonstrou que as parcerias entre os diferentes cursos de formação e a multidisciplinaridade complementam-se e são indispensáveis ao bom desempenho de qualquer actividade empresarial. 


PONTOS de APRENDIZAGEM e a EVITAR no FUTURO


È de salientar que um evento desta envergadura, deve começar a ser elaborado com maior antecedência, o planeamento a longo prazo e o respeito pelo planeado é sempre um ponto ganho para um evento com sucesso.

No que diz respeito a posições hierárquicas dentro da nossa instituição, consideramos que foi um excelente exercício para compreender as limitações com que no mundo real de trabalho somos condicionados quando estas questões são envolvidas.

A equipa teve dificuldade em se interligar na difusão e feedback de toda a informação produzida por todos os comités, um alerta para a importância de,  numa equipa de trabalho ser imprescindível manter e garantir um comunicação fluida e permanente através de todos os canais.

Como foi praticamente o primeiro evento realizado por nós com visibilidade externa, todos os percalços da nossa estrada que foram mencionados nas alíneas anteriores serviram de aprendizagem no sentido de melhoramentos futuros, pois todos os nossos erros nos vão dar resistência de sustentabilidade para a excelência.

  

OBJECTIVOS a ATINGIR


Público – alvo

  • Conseguir em sala a presença de 10% do público externo ao centro de formação do STP de interesse ao sector.
  • Criar espaço de discussão em que a partilha de ideias e experiências se concretize em projectos reais de dinamização, inovação e criatividade nos eventos do Porto;
  • Colocar ideias para a cidade do Porto como porto de paragem no universo dos roteiros dos eventos;
  • Descobrir como vender a MARCA PORTOTM.



Este primeiro item foi francamente atingido graças á divulgação através de toda a criação de suporte informático para uma maior visibilidade externa. O facto de serem criados meios para inscrições on-line, facilitou bastante a captação de público.

Abordando os outros itens, devemos salientar que houve grande coesão de pensamentos e grande enquadramento temático o que suscitou um agradável debate revelando um elevado interesse da parte do público.
Houve da parte dos oradores uma grande vontade de fidelizar esta cidade ao mais alto nível de visibilidade interna e externa.
Certos ficamos, que Seminários como estes e colóquios ou outros eventos postados nesta vontade, são bem aceites por entidades que querem e provavelmente estão a trabalhar no sentido de revolucionar a cidade.


Grelha de Avaliação de Desempenho dos Comités



1
2
3
4
5
Cooperação


X


Comunicação


X


Respeito (tarefas)



X

Postura Profissional



X




CONCLUSÕES


Comité Administrativo/Financeiro

Ao iniciar este projecto o nosso objectivo foi acima de tudo, como produto final o “Sucesso”.
Conscientes desde o inicio de que não iria ser um trabalho fácil o desempenho de todas as tarefas desenvolvidas pelo tema ao longo das diferentes fases do Evento de forma bastante prática e apresentado um maior desafio que se demonstrou muito positivo.
Assistimos a um dos melhores Seminários realizados pelo Centro de Formação Profissional Sector Terciário do Porto.
Estamos de parabéns pelo profissionalismo de excelência, pela criatividade e pelo ambiente que proporcionamos ao público em geral.



Comité de Programação


Podemos concluir que o seminário PORTO CRIATIVO no contexto de formação reflectiu a aprendizagem adquirida ao longo do curso, com a aplicação das ferramentas como planeamento, cronogramas, e planos operacionais, bem como, desenvolvemos competências para dar solução a imprevistos.

Quanto aos objectivos numa análise superficial podemos concluir que o sucesso foi a palavra-chave com base nas várias mensagens recebidas pelos diferentes canais de comunicação por parte da entidade promotora, oradores, moderadores, expositores, colaboradores e participantes.

Os resultados mensuráveis, fruto do questionário entregue a todos os participantes serão oportunamente contabilizados e divulgados, pois com estes vamos acrescentar a qualidade quantitativa aos tópicos nele questionado