INFO

INTRODUÇÃO





O ambiente fortemente competitivo que caracteriza os espaços, no que diz respeito à sua disputa para atrair investimentos, endógenos e exógenos, tem justificado a adopção de abordagens criativas e inovadoras utilizadas no domínio dos bens e serviços de grande consumo.

A gestão da “marca” de uma cidade é uma dessas abordagens, reunindo enorme consenso relativamente à sua pertinência, nomeadamente quando encarados como destinos turísticos.

A vertente cultural das cidades tem sido um veículo privilegiado para a construção e reconstrução das respectivas marcas distintivas, posicionando-as num cenário global. A “marca” é algo que congrega pessoas, recursos, coisas e eventos sob um sinal cuja natureza holística os faz parecer, ou trata, como partes de um todo. Cidades como Paris, New York, Londres, Amsterdam ou Tokio constituem exemplos paradigmáticos deste processo.

Deste modo, as “marcas” não são apenas fontes de diferenciação, são também elementos de identificação, reconhecimento, continuidade e colectivismo. Trata-se de uma distinção simbólica, frequentemente o elemento mais diferenciador das políticas para a gestão dos fluxos de turismo urbano e cultural.

O objectivo do Seminário “PORTO CRIATIVO” é apresentar uma reflexão sobre a possível criação e gestão da marca PORTOTM, com base em recursos como o Turismo, a Cultura, o Património/História e a Cultura Urbana no contexto das cidades de média e grande dimensão.


DATA



Quarta-feira, 16 de Março de 2011



LOCAL



Auditório da Universidade Portucalense do Porto


À porta da UPT, estão disponíveis vários meios de transporte nomeadamente STCP e Metro. Para mais informações consulte as linhas e horários no website do STCP ou no website do Metro do Porto.



Linhas STCP: 
  • 38, Campanhã 
  • 54, Av. Aliados 
  • 54, Padrão Moreira 
  • 300, Pr. Liberdade 
  • 301, Pr. Liberdade 
Linhas Metro: 
  • D, Hospital de S. João

Coordenadas GPS:
  • 41º 10´ 49.16" N
  • 8º 36´ 18.17" W

PÚBLICO-ALVO



  • Empreendedores por conta própria
  • Empreendedores por conta de outrem
  • PME´s do Turismo, Organização e Promoção de Eventos
  • Autarquias
  • Associações Turísticas, Comerciais e Culturais
  • Estudantes do Ensino Superior, Profissional e “Novas Oportunidades”
  • Universidades, Politécnicos
  • Público em Geral



ACTIVIDADES



  • Criar espaço de discussão em que a partilha de ideias e experiências se concretize em projectos reais de dinamização, inovação e criatividade nos eventos do Porto.
  • Colocar ideias para a cidade do PORTO, como porto de paragem no universo dos roteiros dos eventos.



 

CONFERÊNCIA

 

 “Sociedade Portuense – de onde vem, para onde vai?”


(09h50 * 10h35) 

Abertura do seminário com uma conferência que pretende dar uma visão sobre as alterações sofridas na sociedade portuense ao longo dos anos, as suas causas e efeitos – evolução dos hábitos, das tradições, de gostos, de posturas, crenças, comportamentos – que permitam perceber as tendências para o futuro e como podem ser usadas para a diversidade dos Eventos a realizar.


1º PAINEL

 

Eventos Inovadores/Criativos no PORTO


(11h00 * 13h00)

Com este painel pretende-se dar a conhecer alguns dos casos Inovadores/ Criativos de eventos e programas nas áreas de Turismo, Cultura, Património e Cultura Urbana, em que poderemos sustentar, no futuro, a MARCA PORTOTM.



2º PAINEL

 

PORTOTM Trade Mark


(15h00 * 17h30)

Pretende-se discutir as etapas e formas em “Criar a marca”, Marketing, Recursos/Apoios e Recursos Humanos Especializados em que se uniformize, qualifique e estruture o que identifica a cidade do Porto nos seus eventos, em diferentes âmbitos.



INFO*CONTACTOS



E-mail:            info.portocriativo@gmail.com
Web:               seminario-portocriativo.blogspot.com